Estudantes dos cursos da área da saúde da Unifev participaram, no último sábado (18), do curso de extensão “Argiloterapia na Prática”, uma iniciativa que aliou teoria e prática no ensino de terapias integrativas. A atividade foi marcada por uma experiência primorosa, proporcionando aos participantes contato direto com técnicas e aplicações da argila verde em contextos terapêuticos e estéticos.
O curso teve como objetivo capacitar os alunos para a utilização segura e eficaz da argiloterapia, sempre fundamentada em evidências científicas. Durante a formação, os participantes tiveram acesso a conteúdos que abordaram desde os fundamentos da técnica até suas propriedades físico-químicas, indicações e contraindicações.
A programação incluiu, ainda, demonstrações supervisionadas, execução de protocolos de preparo e aplicação, além de atividades práticas entre os próprios estudantes e discussão de casos clínicos simulados, fortalecendo o aprendizado por meio da vivência.
De acordo com o responsável pela atividade, Prof. Me. Bruno Benhocci Santana, a proposta foi plenamente alcançada. “A participação dos alunos superou as expectativas, tanto pelo interesse quanto pelo envolvimento nas práticas. Conseguimos proporcionar uma experiência completa, que une conhecimento técnico e aplicação responsável da argiloterapia”, destacou.
Ao todo, foram oferecidas 40 vagas, preenchidas por estudantes interessados em ampliar sua formação com práticas complementares em saúde. Ao final da capacitação, os participantes receberam certificado emitido pela Unifev.