Saev Ambiental vai chegar a lenha em jogadores de lixo
Saev Ambiental vai chegar a lenha em jogadores de lixo
Publicado em: 31 de outubro de 2012 às 17:41
A Saev Ambiental intensificou nos últimos meses o trabalho de limpeza em trechos de estradas rurais que são utilizados de forma irregular para o descarte de recicláveis e entulhos. A coleta dos resíduos tem o apoio da Converd e Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Votuporanga.
Desde o início do mutirão, há aproximadamente dois meses, a equipe já recolheu em torno de 20 caminhões de lixo, correspondente a 160 toneladas. Entre os pontos estão a vicinal de Parisi e vias próximas aos bairros São Cosme, Colinas, Paineiras e Distritos Industriais 5 e 6.
Um mutirão de limpeza especial está sendo realizado nas estradas ao redor do Aeroporto Estadual “Domingos Pignatari”. O objetivo é evitar a presença das aves que podem ocasionar acidentes com aeronaves.
Segundo o coordenador do trabalho, Cláudio Gavioli Craveiro Nogueira, os tipos de lixo mais encontrados são animais mortos, móveis velhos, garrafas de bebidas, madeira e restos de construção. Todos estes resíduos são recebidos no Ecotudo, desde que sejam domiciliares. Já os resíduos gerados pelas empresas, são de responsabilidade delas, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“Com a criação do Ecotudo em dois pontos da cidade (Norte e Sul), essa prática diminuiu muito, mas parte da população ainda desrespeita a legislação e descarta o lixo na Zona Rural. Também observamos que esse crime ambiental é praticado por algumas empresas que descumprem a obrigação de cuidar dos resíduos gerados por elas”, conta Nogueira.
Paralelo ao trabalho de limpeza, a equipe da Saev Ambiental visitou indústrias e comércios próximos às estradas rurais pedindo o apoio no combate ao descarte.
A lei nº 4877, de 07 de dezembro de 2010, determina que “é proibido depositar ou descarregar qualquer espécie de lixo, inclusive resíduos industriais, em terrenos localizados nas áreas urbanas e de expansão urbana deste Município. (...) Quando a infração for de responsabilidade do proprietário de estabelecimento comercial, industrial ou prestador de serviço este terá cancelada a licença de funcionamento na terceira reincidência, sem prejuízo da multa cabível”.
Quem flagrar a prática irregular, deve denunciá-la para a Polícia Ambiental (34219008) e Saev Ambiental (08007701950). A multa pode chegar a R$ 255.
Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!