Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Votuporanga registra primeira morte por contaminação de salmonela

Votuporanga registra primeira morte por contaminação de salmonela

Publicado em: 09 de novembro de 2012 às 08:31

A Santa Casa de Votuporanga confirmou ontem a primeira morte neste ano por salmonela. A vítima é uma senhora que morava em um asilo em Valentim Gentil. Desde o mês passado ela estava internada no hospital.

A salmonela é transmitida ao homem através da ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais. Os alimentos contaminados apresentam aparência e cheiro normais e a maioria deles é de origem animal, como carne de gado, galinha, ovos e leite. Entretanto, todos os alimentos, inclusive vegetais, podem tornar-se contaminados. É muito frequente a contaminação de alimentos crus de origem animal.

Boletim

Anísia Maria Garcia Abelan, de 78 anos, deu entrada na Santa Casa no dia 23 de outubro, às 17h04. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a paciente apresentava um quadro de diarréia, febre e com queda do estado geral. Ela permaneceu internada até quarta-feira, quando faleceu às 11h20. Inicialmente, as causas da morte divulgada pelo hospital são de que ocorreu choque séptico, gastroenterite por salmonela, hipertensão arterial severa e insuficiência cardíaca congestiva.

Exame

O exame (coprocultura) para diagnosticar a salmonela foi realizado no laboratório da Santa Casa de Votuporanga, no dia 4 deste mês. “Não há necessidade de enviarmos amostra para outro serviço, já que o laboratório da instituição está totalmente preparado para realizar esse tipo de exame, uma vez que, apenas amostras de doenças compulsórias e casos de surtos são enviados para o Instituto Adolfo Lutz, o que não caracteriza essa situação”, informou a comunicação do hospital.

De acordo com o Serviço de Controle de Infecção do Hospital (SCIH) e o laboratório da Santa Casa, neste ano, esse foi o primeiro caso de diagnóstico confirmado de salmonela. Não existem, até o presente momento, outros casos. (Karoline Bianchoni - A Cidade)

Publicidade