Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Universidade estadual da região tem curso mais concorrido em vestibular

Universidade estadual da região tem curso mais concorrido em vestibular

Publicado em: 25 de maio de 2013 às 08:29



A estudante Viviane Thaiz de Oliveira, 19 anos, terá uma difícil tarefa amanhã. Ela presta prova para o curso mais concorrido do vestibular do meio de ano da Unesp, o de Engenharia Civil em Ilha Solteira. São 58,9 candidatos por vaga. A concorrência, porém, não a assusta. No segundo ano de cursinho preparatório, ela afirma que por pouco não passou no vestibular de 2012, por isso acredita que desta vez conseguirá a vaga. “Quase passei na primeira vez que prestei e tinha feito apenas meio ano de cursinho. Agora estou mais preparada”, afirma.

Ela é uma dos cerca de 20 mil estudantes que concorrem a uma das 420 vagas nos campus de Bauru, Dracena, Ilha Solteira, Registro e Sorocaba. Três mil deles prestarão a prova em Rio Preto, um aumento de mais de 25% em relação ao ano passado. São dez cursos disponíveis, nas áreas de biológicas e ciências exatas. Além do curso de Engenharia Civil de Ilha Solteira, seguem na lista dos mais concorridos o de Engenharia de Produção, em Bauru, com 55,9 candidatos por vagas, e o de Engenharia Mecânica de Ilha Solteira, com 39,4 por vaga.

Outro que vai fazer a prova é Antonio de Souza Barbeiro Neto, 19 anos. O estudante presta Engenharia Mecânica pela terceira vez. No ano passado, ele foi aprovado, mas não se matriculou porque tem como objetivo passar na Universidade de São Paulo (USP). “Vou prestar de novo para treinar. Quero mesmo é passar na USP e vou tentar de novo no final do ano”, disse.

Para vencer os outros candidatos, saber a matéria é o item primordial, mas de nada adianta se o aluno não tiver calma na hora da prova e cuidados no pré-prova. É o que diz o professor Nilton César Chopes, um dos diretores do cursinho Alternativo. Segundo com ele, o aluno deve evitar comidas pesadas ou gordurosas no dia anterior e no dia da prova, não ingerir bebida alcoólica e chegar ao local da prova com antecedência.

A prova de amanhã será composta de 90 questões objetivas em quatro diferentes áreas: Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza e Matemática. O aluno terá 4h30 para responder as perguntas, ou seja, três minutos por questão. “Por isso, é importante que o candidato fique atento ao relógio e administre o tempo”, explica Fernando Ferrari, coordenador local da Vunesp. De acordo com ele, outra orientação é que o aluno fique atento com os documentos necessários e horário e local da prova. São aceitos documentos originais, como RG, habilitação, Carteira de Trabalho e passaporte.

A prova em Rio Preto será realizada na prédio da Unip, situado na Juscelino Kubitschek de Oliveira, sem número, no Jardim Tarraf 2. Os portões abrem às 13 horas e fecham às 14 horas. O aluno deve levar transparente com tinta azul ou preta, régua pequena, lápis e borracha. O resultado desta primeira fase será divulgado no dia 10 de junho. Já a segunda fase acontece nos dias 22 e 23 de junho, com prova conhecimentos específicos e redação. Os aprovados serão conhecidos no dia 17 de julho.



(Elton Rodrigues – Diário da Região)

Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade