Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

HIDRELÉTRICA SOLTA 40 MIL PEIXES NA REGIÃO

Concessionária faz povoamento na Prainha Municipal de Santa Albertina

Publicado em: 08 de agosto de 2017 às 19:17

HIDRELÉTRICA SOLTA 40 MIL PEIXES NA REGIÃO
Dando sequência ao cronograma de soltura de peixes nos reservatórios de Ilha Solteira e Jupiá, nesta quarta-feira (9) a CTG Brasil realiza mais uma ação – desta vez na Prainha Municipal de Santa Albertina, onde serão colocados 40 mil peixes.

Ao longo de três semanas, a concessionária das usinas está distribuindo 400 mil peixes jovens das espécies nativascurimbatá, piapara e pacu-guaçu nos lagos das duas hidrelétricas. Iniciadas em 24 de julho, as ações prosseguem até 11 de agosto em seis pontos aprovados pelo Ibama(Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), a partir dos quais os peixes se dispersam pelos reservatórios e afluentes ampliando o estoque pesqueiro e contribuindo para manter a biodiversidade na região.

Em Santa Albertina será realizada uma soltura educativa, em que o público convidado recebe explicações sobre o programa de manejo pesqueiro da CTG Brasil e a importância do repovoamento para oecossistemae as comunidades ribeirinhas. Esse atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar da empresa, que reúneengenheiros agrônomos, biólogos, veterinária e técnicos de Meio Ambiente.

Participam da ação 66 crianças, de 9 e 10 anos, alunas da EM Américo Peres Navarrete, de Santa Albertina. Também são esperados representantes da Prefeitura Municipal, Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e da colônia dos pescadores Z-12, de Santa Fé do Sul.

O gerente de Meio Ambiente da CTG Brasil, Rogério Marchetto, conta que a empresa utiliza esse programa de manejo pesqueiro para também promover educação ambiental.“As solturas são abertas à comunidade, já que é responsabilidade de todos se engajar na preservação do meio ambiente. Por isso, a participação da sociedade é estimulada e valorizada pela CTG”, justifica.

De acordo com o gerente, até o final do ano 2,1 milhões de peixes poderão ser soltos nos reservatórios de Jupiá e Ilha Solteira,inclusive de outras espécies nativas importantes para as comunidades ribeirinhas, como piracanjuba e dourado, “mais desafiadoras para serem produzidas em cativeiro”. A empresa informa que a meta anual é de 2 milhões de peixes e que dará sequência ao repovoamento também nos próximos anos.

CTG Brasil

Criada em 2013, a CTG Brasil é uma subsidiária 100% controlada pela China Three Gorges Corporation. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,27 GW. A CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

Para mais informações:www.ctgbr.com.br

Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade