Nesta sexta-feira (8/12), a última tarde de audiências públicas para prestação de contas da Prefeitura de Votuporanga teve início às 14h, no auditório da Secretaria da Cidade, com a apresentação do balanço de ações realizadas pela Saev Ambiental ao longo do ano de 2017.
A explanação começou com o Superintendente da autarquia, Waldecy Bortoloti, falou sobre as principais atividades desenvolvidas nos serviços de água, esgoto e meio ambiente. Entre os assuntos abordados esteve o baixo índice de perda de água na rede, que é de 21,4%, menor do que a média nacional (36,7%).
No tratamento de esgoto, um dos destaques foi a realização do controle de pragas na rede. O trabalho visa o combate contra ratos e baratas nos Poços de Visitação (PVs) e que não era realizado desde 2014. Ao todo mais de 3,3 mil pontos receberam a aplicação de veneno, em Votuporanga e Simonsen. Serviço foi feita por uma equipe especializada da Superintendência.
Já na área do meio ambiente, o superintendente adjunto, eng. Marcelo Marin Zeitune, apontou importantes iniciativas voltadas para a arborização urbana. A Saev Ambiental criou este ano o Disque Árvore, serviço gratuito de plantio de mudas em calçadas para a população. Além disso, a autarquia também realiza projetos de reflorestamento e recuperação de Áreas de Proteção Permanentes (APPs). De janeiro até agora, foram plantadas mais de 9,4 mil árvores. Também este ano, foi desenvolvido o Placar da Árvore, um meio dos munícipes acompanharem o plantio de espécies arbóreas nativas e pode ser acompanhado pelo site www.saev.com.br.
Ainda entre as ações voltadas a arborização, está a poda gratuita e padronizada, que acontece em todos os bairros da cidade, evitando o corte inadequado das copas, que pode prejudicar o crescimento das árvores. O projeto criado em 2017, já podou mais 22 mil árvores sem custo para o morador.
Em sua fala, o superintende adjunto ainda falou sobre a reabertura do Horto “Sérgio Ramalho Matta” aos finais de semana, que reuniu mais de 3 mil pessoas. “O local é uma ótima opção de lazer gratuito para toda a família, amigos, para visitação em grupos, além do privilégio do contato com a natureza”, destacou Marcelo. O Horto Florestal de segunda a sexta-feira, fica aberto das 7h às 11h e das 13h às 17h e aos finais de semana, das 8h às 17 horas.
Sobre a coleta de recicláveis e orgânicos, a Superintendência criou a campanha “Abra a cabeça, reciclar é fácil”, que tem como objetivo a conscientização da população para a separação do material reciclável do orgânico. O balanço ainda abordou a iniciativa de fiscalização ambiental, criada pela Autarquia para a conscientização do descarte irregular de lixo, na qual duas equipes da Autarquia percorrem as ruas da cidade, na identificação e notificação de casos em que moradores jogam resíduos sólidos em vias públicas e terrenos.
Últimas audiências Após a apresentação da Saev Ambiental, o Secretário de Governo, César Fernando Camargo, e o Procurador Geral do Município, Douglas Lisboa, apresentaram os números de suas pastas. Estas foram as últimas audiências públicas do ciclo programado para este ano.
A realização de audiências públicas atendeu determinação da Lei Orgânica do Município. No total, foram 16 Secretarias que apresentaram balanços do primeiro ano de governo conforme cronograma definido pela Casa de Leis.