Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Carlão Pignatari deve ser eleito presidente da Assembleia

Nome do deputado estadual de Votuporanga e líder do Governo é o mais cotado

Publicado em: 13 de março de 2021 às 12:03

Carlão Pignatari deve ser eleito presidente da Assembleia

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Estadual de São Paulo (Alesp), deputado Carlão Pignatari (PSDB), de Votuporanga, deve ser eleito presidente da Casa na próxima segunda-feira, 15. Apoiadores do tucano acreditam que ele deve receber até 70 dos 94 votos dos deputados estaduais na disputa interna, que deverá ter ainda entre os candidatos Coronel Telhada (PP), Carlos Giannazi (Psol) e Major Mecca (PSL). O partido Novo também poderá lançar um nome para entrar na disputa.

A articulação pela eleição de Carlão é feita por Itamar Borges (MDB), com aval do Palácio dos Bandeirantes. O tucano negocia com outras legendas para vencer a disputa, inclusive, com a bancada do PT. De acordo com a assessoria de Carlão, o parlamentar não vai comentar o assunto antes do resultado da disputa.

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, afirmou que o governo não se envolve na eleição da Assembleia. Vinholi, que é presidente estadual do PSDB, disse que Carlão é um quadro importante do partido. "Tenho certeza que, se eleito na segunda, será um grande presidente. Estou torcendo para que dê tudo certo", disse o secretário.

Com a eleição de Carlão, a expectativa é de que projetos de interesse da região avancem na Assembleia e no próprio governo do Estado. Um deles envolve o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) em relação às vicinais que deverão ser recuperadas em programa do governo.

Na presidência, o deputado teria a responsabilidade ainda de encaminhar a análise da proposta que prevê a criação da Região Metropolitana (RM) de Rio Preto, formada por 35 municípios. Apesar de não participar de audiência pública para debater o projeto —elaborado a partir de estudo técnico da Fundação Seade — durante evento na Câmara de Rio Preto, interlocutores de Carlão armam que ele não é contra a proposta, apesar da exclusão de Votuporanga - onde tem seu domicílio eleitoral.

O vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) disse que o projeto deve chegar na Casa até agosto deste ano. Carlão poderá acelerar ou não a tramitação da proposta da RM de Rio Preto. Se eleito, ele será peça-chave na articulação para outros projetos, como a construção da 3ª faixa na rodovia Washington Luís entre Cedral, Rio Preto e Mirassol.


(Rodrigo Lima, com Francela Pinheiro e Vinícius Marques - Diário da Região)


Publicidade