O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, apoiou a inclusão de 50 escolas estaduais no Programa de Ensino Integral (PEI), do governo estadual. As unidades estão localizadas em 32 municípios paulistas e passarão a oferecer ensino integral em 2022.
“A educação é uma ferramenta de transformação social. Temos que garantir o acesso à educação de qualidade a todas as crianças, adolescentes e jovens. Quando temos a oportunidade de inserir o ensino integral, essa transformação fica ainda maior e melhor. Meu agradecimento ao governo de São Paulo e também ao secretário da Educação, Rossieli Soares, por atender aos municípios da região noroeste”, disse Carlão Pignatari.
Ao todo, de acordo com anúncio feito nesta segunda-feira (12/7) pelo governador João Doria, 778 escolas de 118 cidades passarão a oferecer ensino integral no próximo ano, beneficiando quase 390 mil alunos. Com isso, o PEI ficará com 1.855 escolas, no total de quase 825 mil estudantes.
“Os resultados que alcançamos ao longo de dois anos e meio nos permitem hoje fazer esse anúncio de grande importância. Isso é uma vitória da educação. Tempo integral para tudo: para o aconchego, o ensino, o estudo, a alimentação e formação de uma nova geração de brasileiros”, disse Doria.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões de São Paulo. A ampliação é resultado da participação das 91 Diretorias de Ensino (DEs) no processo de adesão deste ano, disponibilizado entre março e junho.
Meta
Com a entrada das novas escolas em 2022, o Estado de São Paulo alcança dois anos antes uma das metas do PNE (Plano Nacional de Educação), que é a Meta 6 – Educação Integral –, que prevê, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica em jornadas de mais de 7 horas até 2024.
Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.
No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do
estudante a partir do seu Projeto de Vida.
O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.