Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Carlão Pignatari entrega leitos pediátricos

O presidente da ALESP também esteve na Santa Casa de Rio Preto

Publicado em: 15 de abril de 2022 às 10:52

Carlão Pignatari entrega leitos pediátricos
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, esteve em Rio Preto, ontem (14), onde entregou 14 leitos de UTI pediátricos no HCM (Hospital da Criança e Maternidade) e 302 órteses e próteses ao Instituto de Reabilitação Lucy Montoro.
Pignatari também visitou a Santa Casa de Misericórdia de Rio Preto, oportunidade em que conferiu de perto os 26 monitores multiparâmetros que o hospital ganhou do Estado, depois que o governo anunciou uma liberação desses aparelhos para algumas unidades, no fim de 2021.
“A nova ala infantil do HCM possui dez vagas para o atendimento de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e beneficiará os 102 municípios que compõem a Diretoria Regional de Saúde (DRS-15). Além disso, outros 212 pacientes estão sendo beneficiados hoje com a chegada dessas órteses e próteses enviadas pelo Estado, por meio do projeto Corujão da Saúde. O objetivo dessa iniciativa é zerar as filas de espera relacionadas a diversas demandas da área, como desses equipamentos, exames e consultas”, explicou o deputado.
O parlamentar ainda falou sobre a questão da falta de leitos em todo o sistema público de saúde e citou que é preciso somar esforços para resolver o problema. “A sobrecarga das unidades de saúde não é uma particularidade só da nossa região. Os motivos são inúmeros, como a diminuição dos recursos desde que o SUS foi criado em 1988, o aumento de quase 30% da população e o fechamento de diversos hospitais em várias cidades. Esses hospitais não fecharam porque quiseram, fecharam por falta de dinheiro, por falta de financiamento do SUS para toda a rede”, afirmou.
O presidente da Alesp ressaltou que enquanto muitas pessoas preferem polemizar a questão, é preciso focar na solução e se colocou à disposição para unir esforços com outras frentes, a fim evitar que pessoas continuem sofrendo, sem o devido socorro que merecem.
“Temos que unir forças, Estado, municípios e prestadores de serviços, para que sejamos francos com a população na busca pela solução do problema. A nossa vantagem, hoje, é que temos um governador que é dessa região, que conhece a nossa realidade, vem fazendo muito por São Paulo e, certamente, ainda fará muito mais”, frisou.
Pignatari também fez questão de enaltecer e agradecer o trabalho que é desenvolvido por todo o complexo do Hospital de Base, onde estão localizados o HCM e o Instituto de Reabilitação. O parlamentar falou que a única palavra possível para descrever a dedicação de todos esses profissionais é gratidão.
“O HB saiu na frente na luta por salvar vidas nessa pandemia. Chegamos a ter aqui 183 leitos de UTI em funcionamento. Apenas o Hospital das Clínicas, em São Paulo, tinha mais que isso. Sem esse complexo, sem cada um desses profissionais, eu não sei o que teria sido da nossa região. Por isso, eu só posso dizer obrigado”.
Entre as autoridades presentes nas solenidades estavam o diretor executivo do HB, Jorge Fares; o diretor clínico do HCM, Antonio Soares Souza; a diretora do ambulatório Lucy Montoro, Regina Chueire; a diretora da DRS – 15, Silvia Forti; e o deputado federal Geninho Zuliani.
Publicidade