O Ministério Público e as polícias Civil,Militar e Ambientaldeflagraramontem (6/5) uma operação para combater a prática de furtos apisciculturas no rio Grande, naregião de Santa Fé do Sul.
Um homem foi preso e vários equipamentos de mergulho, além de um barco a motor, foram apreendidos.
No último dia 25, um policial militar e um mecânico foram detidos depois de tentar estourar tanques de uma pisciculturaem Santa Clara D'Oeste, Santa Clara D'Oeste e Rubinéia. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.
O mergulhador U.D.S.S., 24 anos, que teve apenas as iniciais do nome divulgadas, foi preso porque, segundo a polícia, estavaenvolvido no esquema de destruição de tanques de pisciculturas da região.
"Pelo apurado, depois que o mergulhador rasgava os tanques, ele divulgavaa informação entre os pescadores e recebia R$ 50 de cada um para levá-los até as proximidades do local onde os tanques eram danificados", explicou o delegado.
Com o suspeito foram apreendidos equipamentos de mergulho e ferramentas usadas para a destruição dos tanques.
A ação das polícias, em conjunto com o Ministério Público, foi batizada Operação Galiléia, em alusão a uma passagem bíblica.
"No mar da Galiléia, ninguém pegava peixes, até que Jesus fez um milagre, fazendo com que os peixes aparecessem. E era isso que essa associação criminosa fazia. Eles cortavam os tanques, fazendo com que aparecessem os peixes e, posteriormente, ganhavam dinheiro com essainformação", disse o delegado.
(Gabriel Vital – Diário da Região)