Uma espécie bastante utilizada na arborização de Ilha Solteira, o Oiti, vem provocando transtornos em diversas regiões da cidade. Seu fruto acumula no chão pode provocar acidentes com pedestres e motoristas.
Sem limpeza pública, os frutos vem se acumulando em diversas regiões da cidade, formando uma espécie de crosta escorregadia na pista, o que pode provocar acidentes não só com pedestres, mas também como motoristas, principalmente ciclistas e motociclistas.
O Oiti é uma espécie originária da região nordeste do Brasil, e é muito utilizada na arborização de várias cidades brasileiras. Em Ilha Solteira, por exemplo, a árvore está presente em quase todas as regiões da cidade.
O seu fruto é de casca amarela mesclada de verde quando madura, com cerca de seis a oito centímetros de comprimento e polpa pastosa, pegajosa, amarelada, de odor forte, com caroço volumoso e mais comprido do que largo.
É justamente o caroço que pode provocar acidentes. Ao pisar em um dos frutos, como o caroço é grande, a pessoa acaba escorregando.
Limpeza - Apesar de sujarem as vias públicas, sua limpeza é difícil. Tanto, que a Prefeitura irá terceirizar parte da varrição de ruas, para acelerar a retirada dos frutos, principalmente da Avenida Brasil.