Nesta sexta-feira (15), às 11 horas, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo estará em General Salgado, comarca vencedora do projeto TJ Sustentável 2017. Na ocasião, será entregue a premiação do projeto, que envolveu uma competição entre todos os fóruns do Estado pela economia de recursos naturais e bens públicos. General Salgado foi o prédio com os melhores índices de redução de consumo de água (cerca de 10%), energia (cerca de 10%) e papel sulfite (100%).O evento acontece no fórum da cidade (Rua Azílio Antonio do Prado, 991 – Centro). General Salgado integra a 8ª Região Administrativa Judiciária – São José do Rio Preto.
Economia Após sete meses de monitoramento do consumo de água, energia e papel sulfite, a unidade apresentou os melhores resultados no estado. Como prêmio, o fórum receberá o “Selo Verde” e serão sorteados prêmios entre os servidores, doados por instituições parceiras: um vale-viagem, sete bicicletas e dez cestas natalinas.
O jogo funcionou da seguinte forma: de abril a outubro de 2017, os dados de consumo dos prédios foram inseridos pelos administradores no hotsite (
www.tjsp.jus.br/tjsustentavel), que mostrava o desempenho de cada unidade e o ranking de classificação. Cada uma tinha sua “árvore virtual”, que ficava mais seca ou mais frondosa de acordo com os resultados de economia alcançados, transformados em pontos.
Resultados - O jogo contou com a participação de 353 unidades, entre fóruns da Capital e do interior, prédios administrativos e de Segundo Grau. De acordo com os dados inseridos pelas unidades no sistema do jogo, estima-se que o Judiciário paulista economizou em 2017 cerca de:
- 2,9 milhões de kWh de energia;
- 25 mil m³ de água;
- 59.314 resmas de papel sulfite;
- Além da redução no consumo, a edição de 2017 também prestigiou as comarcas que se empenharam na coleta seletiva.
Para o cálculo, foi utilizada como base a média de consumo de cada unidade no ano de 2016.