Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

EX-BANCÁRIO TRANSFORMA CASA EM RANCHO GASTRONÔMICO

Cardápio com carnes defumadas da tradição caipira são as marcas registradas

Publicado em: 25 de dezembro de 2018 às 08:37

EX-BANCÁRIO TRANSFORMA CASA EM RANCHO GASTRONÔMICO
Carlinhos Boves, quando ainda bancário, nunca imaginou que o hobby de processar carnes e vender para os colegas do banco se tornaria referência para os mercados do turismo rural e gastronomia artesanal. O Rancho da Linguiça, que dirige com a mulher Vera Lúcia, em Poloni, é sucesso no roteiro de turismo gastronômico rural.


Vera Lúcia e Carlinhos consideram a iniciativa da empresa muito importante para o setor de gastronomia artesanal e turismo rural na região por ampliar a demanda ao mesmo tempo que incentiva a oferta, segundo eles, fatores que se refletem na criação de emprego e renda nos pequenos municípios da região, cuja economia está atrelada à agropecuária. Ele aponta ainda que a iniciativa valoriza os artesãos gastronômicos com o reconhecimento do trabalho deles, “o que uma satisfação muito grande pra gente.”

O empreendimento do casal é tocado pela família, com os dois filhos, Érika e Felipe. As especialidades do Rancho da Lingüiça são os embutidos defumados de carnes suína, bovina e ave. O orçamento é reforçado com o açougue, que vende carnes frescas, e com o reservado que funciona a partir do final da tarde, de segunda a sexta-feira, com o churrasquinho e porções.

Para receber a primeira leva de turistas, a casa preparou como guarnição petiscos defumando de linguiça, lombo, copa, salame, bacon, e dois pratos ícones da gastronomia caipira, galinhada e arroz com suã. Para melhor receber os convidados, foi contratada para o som ao vivo a dupla referência da música caipira da cidade, Santão e Sabiá.

Carlinhos diz que a aptidão para o processamento de carnes ou preparo de comidas e o prazer que o trabalho proporciona não bastam para o sucesso. Conta muito o aprendizado das técnicas, os conceitos de higiene e os fundamentos do mercado. Ele e a mulher já fizeram incontáveis cursos, desde 2006, e ensinam ser fundamental os experimentos para inovar.

As novidades da casa são a linguiça fresca com pedaços de jiló e um corte diferenciado na costelinha de porco, preparada como manta. E vale a pena, segundo ele, subverter a tradição. No Rancho da Linguiça, o formato da velha e verdadíssima cabo de relho, linguiça de segunda, ganhou recheio e sabor de uma italianíssima toscana de primeira linha.




(Carlos Carmelo - A Voz Regional)


Publicidade