A Vigilância Epidemiológica de Fernandópolis informa que foi confirmado um caso de ‘raiva animal’ no município. O animal identificado é um morcego, encontrado vivo no dia 25 de abril. O resultado do exame foi divulgado no último dia 11 de maio como positivo.
Com a confirmação da circulação do vírus no município é solicitado que todos os órgãos e departamentos relacionados fiquem em alerta sobre sintomas da raiva em qualquer animal que possa ser afetado pela doença.
ORIENTAÇÃO PARA A POPULAÇÃO
A raiva é uma zoonose de grande impacto na saúde pública, atingindo quase 100% de letalidade. A transmissão se dá pelo contato com a saliva de um animal infectado através de mucosa ou feridas abertas, penetrando no animal sadio o vírus contido na saliva do animal infectado. Isso ocorre principalmente por meio de mordedura ou arranhadura.
O período de transmissibilidade é onde existe a possibilidade de transmissão do agente infeccioso de um indivíduo a outro. Varia de espécie a espécie, mas, em todos os animais, inclusive nos seres humanos, inicia antes do aparecimento dos sintomas e perdura durante o quadro clínico, até a morte.
Como a raiva ataca o sistema nervoso, a mudança de comportamento do pet e a agressividade são alguns dos sinais mais característicos da enfermidade. O vírus da raiva não tem tratamento. A única forma de prevenção é através da vacinação anual de cães e gatos. Por isso, é de extrema importância a vacinação dos animais.
(Região Noroeste)