Um dos eventos mais importantes do universo paralímpico brasileiro acontece neste sábado (20), em São José do Rio Preto. Pacientes do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, de Rio Preto, juntamente com familiares e amigos, participam do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023, das 8h às 12h, no ginásio da Famerp - Faculdade de Medicina de Rio Preto. O objetivo do evento, que ocorre em várias cidades do país, é promover o esporte, de forma lúdica, envolvendo crianças e adolescentes com e sem deficiência.
Serão quatro modalidades, em formato de apresentação, no qual os participantes aprenderão sobre regras e como disputá-las. São elas: atletismo, basquete sobre rodas, tênis de mesa e bocha. A expectativa é de que 170 crianças e adolescentes, de 7 a 18 anos, participem de todos as modalidades em rodízio.
“É uma inclusão ao contrário, pois os irmãos, primos, amigos de pessoas com deficiência física terão a oportunidade de disputar modalidades esportivas com eles. Os pacientes estão bem animados e muito felizes”, afirma Otávio de Paula Marques, educador físico do Lucy Montoro e coordenador do o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
“É uma honra termos sido escolhidos entre tantos outros projetos ou serviço de reabilitação para sediar o Festival. O esporte é muito importante para o desenvolvimento das crianças com deficiência e também é uma forma de combater a discriminação. Não é apenas esporte de superação, são atletas de altíssimo rendimento em suas modalidades e o Brasil como celeiro e recorde de medalha nas Paralimpíadas está procurando novos talentos”, afirma a diretora do Lucy Montoro, Dra. Regina Chueire.
O Festival é uma parceria da Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto) com CPB. Pela primeira vez, o evento vai ocorrer em duas etapas. A primeira será no sábado (20) e a segunda, no dia 23 de setembro. O Festival Paralímpico 2023 servirá como seletiva para a da Paralímpiada Escolar que será em novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
O Festival ParalímpicoA primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.
Em 2021, o Festival Paralímpico reuniu 8 mil crianças em 70 sedes espalhadas pelo país. No ano passado, o evento teve a sua maior edição até aqui, com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades.
O evento será realizado de forma simultânea em 120 núcleos espalhados por todos os Estados e no Distrito Federal. Deste total, 34 são Centros de Referência, projeto que faz parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, com o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.