Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Diretor de transplante propõe Centro Regional

Diretor clínico do HB visita 4 cidades para debate sobre fila e propostas

Publicado em: 11 de agosto de 2022 às 14:29

Diretor de transplante propõe Centro Regional

O médico cirurgião Renato Silva, chefe da Unidade de Transplante de Fígado do Hospital de Base de Rio Preto, esteve nesta quinta-feira (11 de agosto) para conversar com lideranças de quatro cidades da região sobre os problemas da saúde e soluções. O médico, que também é diretor clínico do HB e professor livre-docente da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), esteve em Pedranópolis, Mira Estrela, Américo de Campos e Poloni.

Uma das referências na área de transplantes no país, Dr. Renato, do HB, vem debatendo a proposta de criação do Centro de Recuperação de Órgãos como uma das soluções para reduzir a gigantesca fila por transplantes no Brasil.

Mais de 58 mil pessoas aguardam por um órgão no país, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Pelo menos nove pacientes morreram por dia à espera de transplante no primeiro trimestre deste ano. Foram mais de 4.200 mortes em 2021 contra 2.500 em 2019.

Os Centros de Recuperação de Órgão já são uma realidade na Holanda com resultados muito positivos. Dr. Renato visitou a cidade holandesa de Groningen para conhecer uma unidade desta. “Nos 26 anos à frente da Unidade de Transplantes do Hospital de Base, eu e minha equipe atendemos mais de 6.000 pacientes da nossa região e de todo o Brasil, a imensa maioria através do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre estes pacientes, muitos estão à espera de um órgão. Precisamos de soluções”, afirmou o médico, que é pré-candidato a deputado federal.

Além da instituição dos Centros de Recuperação de Órgãos, Dr. Renato pretende também propor que cidades de médio porte pelo país tenham o Hospital Modelo Misto (HMM). Ele explica que este hospital irá oferecer a medicina de média complexidade, tendo obrigatoriamente equipes multiprofissionais relacionadas a 5 áreas básicas da Medicina – anestesia, clínica geral, cirurgia geral, ginecologia, ortopedia e pediatria.

“As cidades médias precisam ter hospitais de porte médio para que a população não precise se deslocar para os grandes centros, como ocorre em Rio Preto. Felizmente, em nossa região, contamos com o Hospital de Base, cuja gestão eficiente e responsável permite que priorizemos o SUS, responsável por 85% dos seus atendimentos”, afirma Dr. Renato.

Mestre pela Universidade Estadual de Campinas e com doutorado pela mesma Unicamp e a Universidade de Birmingham, na Inglaterra, Dr. Renato Silva é uma referência nacional no tratamento de doenças do fígado em transplantes.

Publicidade